terça-feira, 21 de maio de 2019

Dicas de Como Fazer o Isolamento Térmico Tradicional para Câmara Fria

A  Tectermica, uma das mais conceituada empresa de câmaras frigorificas, generosamente produziu um excelente tutorial técnico que se propõe a deslindar Como se Faz o Isolamento Térmico Tradicional para Câmara Fria, aqui apresentamos um resumo dos aspectos que aparentemente são os mais relevantes.

Saiba qual é a finalidade do Isolamento térmico tradicional para a câmara fria

Temos que o isolamento térmico é o método mais apropriado para a correta conservação do frio que é produzido pelo equipamento de refrigeração e/ou ar condicionado, seja uma câmara fria ou mesmo uma outra espécie de compartimento frigorificado, tal como uma sala de manipulação. Então podemos dizer que a finalidade do isolamento térmico tradicional é minimizar a transmissão de energia calorífica do interior da câmara fria para os espaços adjacentes.

Fique a par do desenvolvimento do Isolamento térmico tradicional para câmara fria ao longo dos anos

O surgimento do Isolamento térmico tradicional possibilitou a estocagem refrigerada, inclusive sem ele não seria possível o armazenamento dos gêneros perecíveis.

Quando do início do procedimento de armazenamento refrigerado a câmara fria de alvenaria o isolamento térmico tradicional era dado em cortiça, e contando com uma barreira de vapor executada com alcatrão.


Com o passar do tempo novas tecnologias foram surgindo, buscava-se a excelência técnica, além de redução de custo, ou seja, otimizar o projeto da câmara frigorifica. Foi em meados da década de 1.990 que o isolamento térmico tradicional experimentou a maior evolução tecnológica desde a sua criação, qual seja, o surgimento do painel frigorifico, um novo elemento construtivo que dispensa a existência da estrutura em alvenaria, pois ele é autoportante.
isolamento térmico tradicional para câmara fria, detalhe do acabamento em azulejos
Isolamento térmico tradicional para câmara fria

Entenda melhor aquilo requisitado para fazer o melhor isolamento térmico tradicional para câmara fria

A efetivação do melhor Isolamento térmico tradicional para câmara fria, além do procedimento em si, envolve a existência de uma infraestrutura no local onde se deseja implementar a câmara fria, então faz-se mister ter um maior conhecimento daquilo requerido, a saber:

  1. O cômodo em alvenaria deve dispor do seguinte: paredes rebocadas e perfeitamente desempenadas, laje armada, piso primário;
  2. As paredes e laje do local têm que contar com uma boa impermeabilização;
  3. Uma competente barreira de vapor também é requisitada;
  4. A ancoragem do isolamento térmico contra as paredes do ambiente se dará mediante o emprego de arames de aço;
  5. O isolamento térmico será elaborado em placas de poliestireno expandido ou poliuretano injetado e com as juntas desencontradas;
  6. Considere a utilização de tela estuque para receber a argamassa de revestimento;
  7. O isolamento térmico do piso deverá receber uma impermeabilização adequada, aplicada imediatamente acima dele e antes da execução do contra piso interno;
  8. O contra piso da câmara fria é feito em concreto armado;
  9. As paredes e teto serão contemplados com um revestimento a base de argamassa;
  10. O acabamento final do Isolamento térmico tradicional para câmara fria permite variadas opções, tais como azulejo cerâmico, cimento queimado, tinta epóxi, entre outros.


Palavras chave: passo a passo, isolamento térmico tradicional câmara fria, como fazer, isolamento piso câmara frigorifica, projetar câmara frigorifica, tutorial técnico, projeto câmara fria alvenaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário