terça-feira, 14 de maio de 2019

Como projetar uma excelente câmara fria

A pauta destas brilhantes Notas Técnicas é Como Projetar uma Excelente Câmara Fria e este intento é alcançado mediante o esclarecimento de todas as especificações técnicas dos componentes que são utilizados na sua fabricação.

A conceituada empresa Tectermica que é especialista no fornecimento de câmaras frias, contando com a colaboração de Danilo Nascimento, um dos seus experientes profissionais, publicou um magnifico artigo técnico tratando deste assunto, qual seja, a Especificação técnica ideal para projetar a melhor câmara fria  abordando com propriedade cada um dos detalhes requeridos nesta feita.

A Tectermica acredita que o conhecimento deve ser compartilhado, inclusive o compartilhamento é um dos pilares fundamentais para a evolução e aprimoramento de ideias e/ou produtos, mormente desvendando os meandros aos acadêmicos, pois são eles que melhor faram uso da publicação cientifica, motivo pelo qual escolheu a plataforma Academia.edu, que é a mais renomada rede social para os pesquisadores divulgarem seus trabalhos.

Saiba que o projeto de uma boa Câmara fria envolve inúmeros aspectos, sejam eles de caráter técnico, mercadológico e também logístico, então, por conta disso, as presentes notas técnicas são uma compilação do artigo supramencionado, desta maneira esclarecem somente os tópicos primordiais, entretanto todo o conteúdo do artigo técnico está disponível para consulta.

Os métodos existentes para a construção de câmaras frias

Ciente que a câmara fria é qualquer local de estocagem que detenha as suas condições internas controladas por um equipamento de refrigeração, podemos afirmar que existem dois métodos distintos para construir a câmara fria, a saber:
  • Método 1: a câmara fria de alvenaria, edificada em tijolo e cimento, remonta as origens deste produto, por conta da morosidade na execução e impossibilidade de reconfiguração, aliada a enorme geração de resíduos de obra, caiu em desuso já há alguns anos;
  • Método 2: A câmara fria modular, formada inteiramente por painéis frigoríficos, que são placas prontas contendo o isolamento térmico e o acabamento final, permite desmontagem e remontagem, configurando-a a uma nova necessidade, trata-se da evolução do conceito construtivo das câmaras frias.

Câmara fria alvenaria, detalhe da construção
fonte: Academia.edu

Saiba quais os dados são requeridos para projetar uma Câmara fria 

Fique a par das informações e/ou procedimentos desejados para a efetivação de um excelente projeto para construção da Câmara fria, como segue:
  • Plano operacional, este é o início do projeto da câmara fria, nesta fase serão determinadas as premissas básicas;
  • O próximo passo para elaborar o projeto para construção de uma Câmara fria consiste em determinar as características da mercadoria que será armazenada associada a rotina laboral pretendida;
  • Por fim, para o projeto de uma excelente Câmara fria cumpre aclarar os seus detalhes específicos, tais como o tamanho, a porta, a tensão no local, o isolamento térmico, entre outros.

Conheça a especificação técnica e a função dos componentes da Câmara fria

  1. O isolamento térmico destina-se a barrar a fuga de frio do interior da Câmara fria para o ambiente externo, existem variadas opções, a saber: EPS (poliestireno expandido) com densidade de 14/15 kg/m3. PUR (poliuretano injetado) possuindo uma massa especifica aparente de 37/42 kg/m3;
  2. Em se tratando do acabamento final, ou seja, a aparência visual da Câmara fria, tem-se o seguinte: Câmara fria em alvenaria, edificada em tijolo e cimento, aceita acabamentos variados, tais como azulejo, piso cerâmico, cimento queimado, etc. Câmara fria modular, produzida em painéis frigoríficos, o acabamento é dado em chapas metálicas, como por exemplo aço carbono pré-pintado, aço inoxidável, entre outros;
  3. A porta frigorifica destina-se a permitir a circulação de pessoas e/ou cargas, apresentada em dois tipos, seja giratória ou corrediça;
  4. O equipamento de refrigeração presta-se a gerar o frio que conservara a mercadoria armazenada, o modelo mais empregado é o split system, as versões mais usuais são os seguintes: No que tange ao compressor saiba que o tipo hermético é atualmente o mais utilizado, mas também existem as opções do tipo aberto ou semi-hermético. A capacidade frigorifica, entre outros, está associada à potência do compressor, saiba que as plantas frigorificas complexas exigem a produção de frio em grandes quantidades, nesta situação, ao invés de um único compressor, podemos contar com uma bateria deles interligados, estamos falando do rack frigorifico ou sistema em paralelo. No que se refere ao método de condensação, temos que o habitual é o sistema a ar, entretanto há disponível o arrefecimento a água. No interior da Câmara fria encontramos a unidade evaporadora, faz a circulação do ar frio, entre os modelos mais empregados podemos destacar o com fixação no teto e o com fixação a parede da Câmara fria;
  5. A Câmara fria pode receber diversos acessórios especializados, podemos destacar o controle de umidade, as portas de vidro, a estante aramada, entre outros acessórios especializados que estão disponíveis.
Câmara fria modular
fonte: Academia.edu

A Câmara fria fornecidapela Tectermica é a melhor escolha, seja em decorrência da observâncias das normas técnicas e de boa pratica que ela emprega na fabricação de seus produtos, bem como pelo respeito ao cliente e ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário