quinta-feira, 23 de novembro de 2017

A história da Câmara Frigorifica e a refrigeração

A história da Câmara Frigorifica, bem como de todos os equipamentos para produção de frio, inicia-se com o advento do primeiro refrigerador.

Fazemos uso da refrigeração diariamente, mesmo sem nos darmos conta disso. O alimento perecível é transportado por caminhões com temperatura controlada e é estocado na Câmara Frigorifica do supermercado, em seguida é levado para o balcão expositor e, de lá segue diretamente para a geladeira da nossa residência. Outro exemplo marcante é o do ar condicionado, indispensável nos dias mais quentes. Rotineiramente nós aproveitamos das inovações que há décadas ocorre na tecnologia da refrigeração, são ideias e invenções do passado que tornam nossa vida muito mais fácil.

A Câmara frigorifica vinculada a história da refrigeração

Antes da existência da Câmara Frigorifica, as pessoas contavam com a natureza para preservar o alimento fresco. Os indivíduos armazenavam gelo natural produzido no inverno, empacotando-os e os preservando em casas-de-gelo e caixas-de-gelo, ou seja, estes eram a nossa conhecida geladeira, porem na sua forma mais primitiva.

Em 1834, Jacob Perkins, um expatriado americano para a Grã-Bretanha, criou o primeiro equipamento de refrigeração funcional, mediante o uso do éter em um ciclo de compressão de vapor. Dizia ele na patente do produto: Estou habilitado a usar fluidos voláteis com o objetivo de produzir o resfriamento ou congelamento de fluidos e, ao mesmo tempo, constantemente condensando tais fluidos voláteis e trazendo-os novamente em operação sem desperdício. O protótipo funcionou satisfatoriamente, entretanto não obteve êxito comercial. 


Jacob Perkins e a primeira máquina de refrigeração

Nos idos de 1850 uma máquina de refrigeração utilizava água e ácido sulfúrico como refrigerante, em anos posteriores passaram a usar amônia, cloreto de metilo, dióxido de enxofre e outras substâncias bastante tóxicas e altamente inflamáveis. Vale mencionar que os acidentes com essas máquinas eram rotineiros.

O primeiro sistema prático e comercial de refrigeração por compressão de vapor foi idealizado por James Harrison, um jornalista britânico que havia emigrado para a Austrália. A patente remonta ao ano de 1856, tratava-se de um sistema de compressão de vapor usando éter, álcool ou amônia; visava atender a demanda de uma fábrica para refrescar a cerveja durante o processo fabril e, também para a indústria da carne processada para exportação. Em 1861 diversos de seus sistemas estavam em operação na Austrália e Inglaterra. 

Em New Jersey, no ano de 1891, o afro-americano John Standart criou um novo design nas maquinas de refrigeração dando origem a nossa conhecida geladeira.

Muito além da versão residencial, são comuns os refrigeradores industriais que podem ter o tamanho de uma geladeira doméstica, mas próprios para variados tipos de produtos específicos, tais como bebidas ou sorvetes. Podem também possuir o tamanho de um cômodo de uma residência, ou então ainda maiores, tal qual aqueles utilizados em entrepostos frigoríficos para conservação de pescado, carne ou vegetais, seja para exportação, importação, ou meramente para distribuição. Nesta situação os tais cômodos são denominados como Câmara Frigorífica.

Câmara frigorifica

O sistema da Câmara frigorifica utilizado em outras aplicações

Na mesma proporção que os pesquisadores engendravam os princípios de conservar as coisas frescas, obviamente começaram a vislumbrar as possibilidades de uso como ar condicionado também. Em 1902 o engenheiro Willis Haviland Carrier determinou que o ar poderia ser seco saturando-o com água gelada para promover a condensação. Ele patenteou um controle de ponto de orvalho em 1907, eis que surgiu o primeiro dispositivo de ar condicionado, permitindo que as pessoas influenciassem a temperatura e a umidade necessárias para certos processos industriais, bem como de conforto térmico.

Na área do transporte de cargas as primeiras experiências iniciaram em 1851, nos Estados Unidos, até que em 1857, foi construído o primeiro vagão de cargas refrigerado para a indústria de carnes de Chicago. Em 1866 foi fabricado o primeiro vagão com refrigeração apropriada para frutas, também nos Estados Unidos.

Atualmente todos os esforços desses pioneiros de refrigeração e outros podem ser vistos em toda parte. O uso da refrigeração desenvolveu-se, desde o uso de produtos químicos perigosos até unidades mais ecológicas e eficientes em termos de energia, além de propiciar uma quantidade considerável de conveniência à nossa rotina diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário