quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

As vantagens da Câmara frigorifica padronizada

Neste artigo sobre as vantagens da Câmara frigorifica padronizada, tenho a intenção de falar um pouco sobre o porquê do desenvolvimento de uma metodologia e padronização dos processos, bem como o impacto deles frente o produto final.

Um processo padronizado é um método efetivo e organizado de produzir sem perdas. A padronização almeja o desempenho máximo dos colaboradores em suas atividades ou operações através da repetição deste processo. A inconstância das operações ou falta de padronização permitem as falhas ocultas e levam ao desperdício, consequentemente reduzindo a qualidade final e aumentando os custos.

O impacto da história da padronização na Câmara frigorifica padronizada

A efetivação de padrões na indústria e no comércio ganharam extremo destaque com o surgimento da Revolução Industrial, na ocasião havia necessidade de fabricar grandes quantidades de produtos com qualidade semelhante.

Linha de montagem do automóvel modelo T de Henry Ford em 1.927

No princípio do século XX, surgiram os primeiros estudos acerca da padronização, ressalta-se o trabalho de Frederick Taylor buscando otimizar as etapas envolvidas na produção. Taylor escreveu um livro chamado Princípios de Administração Científica, onde propunha que administrar uma empresa deve ser tido como uma ciência. O foco principal do livro é a racionalização do trabalho, situação que requer a divisão das funções entre os trabalhadores. Para tanto era necessário a padronização do processo produtivo, desta maneira o produto final não dependia somente de um trabalhador responsável por todas as etapas, pelo contrário, o processo dependia de uma equipe de trabalhadores, aptos a executar funções especificas.

A divisão e a padronização dos processos objetivam a máxima eficiência e com o menor esforço, a consequência disso é a redução das perdas na produção e a homogeneidade na qualidade daquilo fabricado. Estes fatores associados permitem uma significativa redução do preço do produto.

Os conceitos de padronização, conhecidos desde o início do século XX, são aplicados pela Tectermica na fabricação e montagem de suas Câmaras Frigorificas Padronizadas, desde o ano de 2.006 esta empresa oferece produtos de excelência e com preço justo.

Trata-se de uma câmara frigorifica com dimensões e potência pré-estabelecidas, formando então uma Câmara frigorifica padronizada, esta providência assegura uma considerável redução do valor final, preservando a mesma qualidade, eficiência e durabilidade se comparado a ela quando na versão personalizada.

Breve relação dos integrantes da Câmara frigorifica padronizada

A fabricação de todos os componentes segue as mesmas premissas da padronização de processo, bem como na ocasião da montagem da referida no local de destino. Destacamos os principais componentes, como segue:

  • 01 conjunto: Gabinete frio, em placas frigorificas, auto sustentáveis, totalmente desmontável;
  • 01 unidade: Porta própria para frigorifico, na versão giratória ou corrediça;
  • 01 conjunto: Equipamento refrigerante, disponível em duas versões (split system ou plug-in);
  • 01 unidade: Acompanha opcionalmente: cortina de plástico, cortina de ar, estanteria em arame; piso antiderrapante em polietileno; sinalizador de alerta contra variação de temperatura e também contra aprisionamento, e muitos outros
Câmara frigorifica padronizada

Conheça mais versões da Câmara frigorifica padronizada

A Câmara frigorifica padronizada é extremamente flexível, pois pode operar em qualquer temperatura, seja para refrigerados, resfriados e também congelados. Outra característica relevante é a possibilidade de personalização visando atender a qualquer tipo de uso, para tanto basta agregar os acessórios pertinentes. Na sequência cito alguns exemplos:

  • Câmara frigorifica para açougue: utiliza desumidificador e estrado plástico;
  • Câmara frigorifica para bebidas: requer alarme de aprisionamento;
  • Câmara frigorifica para peixaria: necessita de estrado plástico e estante aramada;
  • Câmara frigorifica para polpa de frutas: utiliza umidificador e alarme de temperatura;
  • Câmara frigorifica para flores: requer estante aramada e umidificador;
  • Câmara frigorifica para medicamentos: necessita de data logger, alarme de temperatura e estrado plástico;
  • Câmara frigorifica para gelo: necessita de desumidificador e alarme de aprisionamento;
  • Câmara frigorifica tipo walk-in: utiliza portas em vidro térmico e estantes expositoras;
  • Entre inúmeros outros usos.


“A Câmara frigorifica padronizada, tal qual preconizava Frederick Taylor desde o início do século XX, segue as premissas de método e padrão no processo produtivo, além de atender as normas da ABNT, apresenta qualidade superior e preço menor”

Nenhum comentário:

Postar um comentário