segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Como armazenar mais produtos na câmara fria pequena

O proposito deste artigo técnico é oferecer dicas práticas sobre Como Armazenar Mais Produtos na Câmara Fria Pequena, respeitando a legislação vigente e as normas da boa pratica e, desta forma assegurando que os produtos refrigerados estocados sejam corretamente conservados.

A popularização da Câmara fria pequena e a contaminação cruzada


Até alguns anos atrás, decorrente do alto valor, uma Câmara Fria Pequena ou de qualquer outro tamanho era um produto restrito aos seguimentos empresariais de maior porte, recentemente as novas tecnologias aplicadas na fabricação, além do desenvolvimento de novos materiais construtivos, propiciaram uma drástica redução de preço e, desta forma o acesso a este produto por praticamente todo e qualquer tipo de empresa.

A Câmara fria pequena pode estocar mais produtos
A Câmara fria pequena pode estocar mais produtos

A popularização da Câmara fria pequena traz enormes benefícios aos estabelecimentos que depende da armazenagem a frio de seus produtos, entretanto faltam informações confiáveis naquilo que tange a assepsia deste excelente equipamento, eliminando a possibilidade de formação de fungos e bactérias e principalmente a contaminação cruzada.

"Na Portaria 2619/2011 – SMS de 06/12/2011, lê-se: 6.14. Nos equipamentos de refrigeração, tipos diferentes de alimentos podem ser armazenados, desde que devidamente protegidos e separados, de forma a evitar a contaminação cruzada. A disposição dos produtos deve respeitar as linhas de carga máxima indicada nos equipamentos ou pelos fabricantes."

Como aproveitar melhor o espaço de armazenamento na Câmara fria pequena sem desrespeitar a legislação


Outra situação que cabe ser esclarecida é a forma correta de armazenar os produtos refrigerados na Câmara fria pequena, tendo em vista que as Leis vigentes exigem alguns cuidados bastante específicos, tendo em vista a segurança alimentar dos consumidores.

"6.15. Os alimentos estocados em câmaras frias devem ser armazenados distantes das paredes e sob arrumação modular, de forma a garantir a circulação do ar frio. Os mesmos não devem estar dispostos sob os evaporadores (Portaria 2619/2011 – SMS de 06/12/2011)."

Um excepcional tutorial técnico produzido pelo Fabricante da Câmara fria pequena auxiliam a determinar a forma correta de armazenagem, sejam eles produtos perecíveis em geral e/ou os fármacos termolábeis, dentre as inúmeras recomendações vale a pena salientar as seguintes:
  • fazer uso técnica de PEPS, o primeiro que entra é o primeiro que sai, respeitando a data de validade;
  • implementar o método PVPS, o primeiro que vence é o primeiro que sai;
  • dispor do POP, Procedimento operacional padronizado, conforme exigência da Resolução RDC 275 da ANVISA;
  • manter um espaço entre o alto da pilha de produtos e o teto da câmara fria de aproximadamente 40 centímetros;
  • afastar a mercadoria estocada das paredes, mantendo a distância de ao menos 10 centímetros entre elas;
  • dispor de um intervalo entre as caixas de 5 centímetros.

Após observar as recomendações acerca da maneira adequada de estocar os produtos, compete agora determinar a quantidade de caixas ou quaisquer outras mercadorias resfriadas ou congeladas que cabem na Câmara fria pequena, logo abaixo, no vídeo explicativo, encontram-se todas as informações para esta feita, de qualquer maneira elas estão descritas no resumo a seguir:
  1. inicialmente é necessário descobrir o volume interno da câmara fria, formula: altura x largura x profundidade = volume em m3;
  2. agora cumpre determinar o volume da mercadoria que será armazenada, se for uma caixa, formula: altura x largura x profundidade = volume em m3 ou se for um tambor de suco ou barril de chopp, formula: 3,14 x r2 x altura = volume em m3 (onde r é o raio do cilindro);
  3. considere uma perda de aproximadamente 10% destinada a livre circulação de pessoas e do ar frio;
  4. finalmente é possível calcular quantia de caixas que ela comporta, formula: volume da câmara : volume do produto x 0,90 = quantidade de caixas que cabem na Câmara fria pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário